Home NOTÍCIAS Por que as roupas da NASA estão em alta? ...

Por que as roupas da NASA estão em alta?

As roupas da NASA estão dominando as ruas. Neste artigo, esclarecemos as razões pelas quais essas vestimentas estão em alta.

43
0
roupas da NASA
roupas da NASA

As roupas da NASA estão dominando as ruas de todas as partes do mundo. Logo, nos perguntamos qual é o motivo desse alarmante crescimento desse estilo. Neste artigo, esclarecemos as razões pelas quais essas vestimentas estão em alto ao redor do globo. Além das roupas da NASA, vemos milhares de tipos de acessórios com a logo da instituição dos Estados Unidos responsável pela aeronáutica e espaço. Entretanto, esse “boom” não é recente. 

Durante mais de 20 anos, esse crescimento se intensifica e, em alguns períodos, se estabiliza. Especialistas também afirmam que no cinema e na TV o logo da NASA também tem feito notáveis aparições. O mais incrível é que, nos Estados Unidos, até mesmo marcas luxuosas entraram no jogo. Há cincos anos, uma das mais renomadas marcas finas do segmento criou toda uma coleção inspirada no logo da instituição.

Mais detalhes sobre explosão de roupas da NASA no mercado

A marca achou pouco e ainda decidiu pedir autorização para a agência do governo para lançar uma coleção vintage. A ideia era explorar o desenho que o órgão usava na década de 70. Até o momento, a NASA não permitia o uso do antigo logo. Entretanto, pensou melhor sobre a tendência e permitiu o uso do símbolo vintage.

Desde então, essa aprovação revolucionou ainda mais a tendência. Afinal, os admiradores da marca e de temas espaciais passaram a consumir ainda mais roupas e acessórios com identificação da instituição espacial. Essa foi a gota d’água para que as vestes e acessórios da NASA “bombassem” ainda mais.

Alta do número de pedidos de uso da logo

De acordo com profissionais de aprovação de logos da NASA, há cinco anos, havia cerca de uma dezena de solicitações semanais. Contudo, depois do lançamento da marca “vintage”, o número subiu para mais de 200 pedidos semanais. Em 2021, os especialistas afirmaram que bateram um recorde. Afinal, a agência recebeu mais de 10.000 pedidos de aprovação para usar a logo.

Entretanto, engana-se quem acredita que todos os pedidos do logo para roupas da NASA e acessórios recebem aprovação. Afinal, não há regras para a inserção da marca, o que pode criar uma falta de critérios e gerar situações um tanto bizarras. Mesmo que a empresa não ganhe dinheiro algum com a autorização, é preciso impor certos limites. Afinal, é preciso haver certo respeito e limites para usar a logo, seja a novo ou a vintage.

roupas da NASA

Como funciona o licenciamento da logo para roupas da NASA

Você já sabe que a agência do governo não ganha dinheiro com essas autorizações. Portanto, muitos materiais da marca são considerados de uso livre. Para isso, basta que as empresas enviem e-mails para a para a NASA. O critério de aprovação gira em torno dos valores e também da ética da instituição espacial do governo. 

Além disso, alguns critérios técnicos são importantes. Afinal, algumas marcas querem mudar a cor do logo ou até mesmo alguns detalhes. Nesses casos, a resposta é negativa. No mais, é muito simples conseguir essa autorização. Um dos cuidados é com os patrocínios e reforço de marca, por exemplo.

Portanto, a agência do espaço não aprova pedidos que dão a entender sua relação de aprovação ou qualquer preferência do tipo sobre algumas roupas da NASA ou acessórios. A ideia é que ela seja imparcial. Caso alguém faça usos sem a devida aprovação ou com fins de induzir a ideias equivocadas, os advogados da empresa encaminham um documento reivindicando que o objeto seja tirado de linha. 

A moda ainda vem do topo?

Como vimos neste artigo, tudo começou quando uma marca de luxo decidiu usar o logo da NASA em uma coleção. Desde então, a tendência foi copiada por diversas marcas do setor de vestuário. Empresas de roupas esportivas, de calçados e até mesmo mega luxuosas decidiram “ditar” essa tendência.

Desse modo, comprova-se a teoria de que até que está por fora do mundo da moda e é um fã do espaço, acaba sendo influenciado pelas corporações. Até mesmo canções e serviços são associados à NASA. Desse modo, se você tem um moletom básico com a logo da instituição americana, saiba que uma corrente de especialistas acredita que ela é fruto de uma decisão de grandes empresas do mundo da moda.

Alguns especialistas defendem o ponto de vista de que, ao contrário do que imaginamos, essa onde de roupas da NASA não foi um movimento puramente intelectual e não tem nada a ver com celebrar o espaço ou algo do tipo. Afinal, ela nasceu de uma ideia de uma empresa de luxo do mundo da moda. É certo que cada um interpreta a moda da sua maneira. Entretanto, de toda forma, somos impactados por decisões da moda que sequer imaginamos.

A teoria dos lançamentos invertidos

Segundo estudos recentes da moda, antigamente, as pessoas procuravam por vestimentas da NASA porque eram profundamente interessadas em assuntos espaciais. Hoje, vemos que há lançamentos invertidos. Em outras palavras, as marcas viam o interesse das pessoas e lançavam itens de acordo com o que mais “bombava”.

Hoje, uma marca decide usar o logo da NASA, jovens saem estilosos pelas ruas com as roupas e há uma onda de roupas com o logo. Dessa forma, podemos dizer que as roupas da NASA vintage são fruto de um lançamento invertido, que nada tem a ver com a sensação de reviver boas lembranças. É o que afirmam os estudiosos do mundo da moda.

Assim, de acordo com especialistas, nós vemos que as grandes empresas decidem e, muitas vezes, nós simplesmente as seguimos sem saber ao certo sua inspiração para criar esses itens. Contudo, alguns posicionamentos são contrários a essa teoria. Para alguns criativos do mundo da moda essa onde de produtos NASA significa sim a paixão e interesse pelos temas relacionados ao espaço.

Da mesma maneira, alguns afirmam que essa tendência tem a ver com uma mensagem motivacional. Em outras palavras, usar uma roupa da NASA remete à ideia de que nada é impossível e de que podemos superar nossos limites. Essa mensagem, realmente , tem muito a ver com o antigo lema do sonho americano. Além disso, não importa a opinião política ou nenhum outro tipo de orientação. Afinal, as roupas da NASA são usadas pelas pessoas sem, necessariamente, colocá-las em um grupo. 

Previous articleOs pets estimulam o cérebro das crianças
Next articleNovas ferramentas para assinantes do Instagram

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here