Home NOTÍCIAS Saiba o que desejo por alimentos específicos diz sobre a sua...

Saiba o que desejo por alimentos específicos diz sobre a sua saúde

Ter desejo por alimentos específicos é algo comum para muitas pessoas. Mas você sabe o motivo disso acontecer? Entenda melhor.

20
0
alimentos-especificos
alimentos-especificos

“Nossa, que vontade de comer algo que eu não sei o que é.” “Nossa, eu preciso de um doce após o almoço”. Desejo por alimentos específicos como doces que podem acontecer quando menos se espera ou ser recorrente. No entanto, o que nem todo mundo sabe, é que esses desejos não são meros desejos comuns. Eles podem indicar que você esteja lidando com estresse, cansaço e até mesmo exaustão mental. Por isso, para entender melhor sobre o desejo por alimentos específicos, veja o artigo a seguir. Acompanhe!

De que se trata o desejo por alimentos específicos?

Existem diversos momentos em nossas vidas que buscamos por alimentos com mais carboidratos por vários motivos. Por exemplo, uma pizza para comemorar uma virada na carreira. Ou, um bombom para aliviar os sintomas da TPM. Não se trata disso aqui. Esse desejo por alimentos específicos costuma acontecer com frequência e pode surgir por várias razões.

Entre elas, o desequilíbrio nos níveis de açúcar no sangue,  estresse, falta de sono ou alterações hormonais no caso das mulheres. Na prática, a falta de sono, faz o corpo produzir mais grelina que é o hormônio que aumenta a fome e o apetite. E ao mesmo tempo, produz a leptina, que faz com que você se sinta satisfeito, gerando o desequilíbrio.

Neste desequilíbrio, o corpo passa a sentir fome, e busca por uma dose rápida de energia, como carboidratos refinados ou doces. E aquela frase tão conhecida se faz presente: “Ah, que vontade de comer um doce.” No entanto, se você estiver ansioso, os desejos também podem se agravar.

Fome biológica x Fome emocional

Existem duas formas de fome. A fome biológica e a fome emocional. Encontrar na comida um alicerce para lidar com as emoções, é o que chamamos de fome emocional. Ela é desencadeada por sentimentos negativos como tristeza e angústia, mas também sentimentos de felicidade. Essa fome emocional se torna um problema, quando acontece em situações frequentes e que podem prejudicar a saúde. No entanto, a fome biológica, é a necessidade humana fisiológica por comida. Ou seja, você precisa dela para se nutrir e sobreviver.

Desejos frequentes por alimentos específicos e a deficiência de minerais

De acordo com especialistas, os desejos alimentares frequentes e repetidos, podem indicar a deficiência por minerais. Deste modo, seria uma mensagem enviada pelo próprio organismo para mostrar para o indivíduo de quem tem algo errado com ele, despertando sua vontade para o que ele precisa naquele momento.

Dietas radicais x compulsão alimentar

De acordo com os especialistas, a compulsão alimentar é o desejo exagerado por comida. Ela se dá por questões hormonais e também por algumas doenças mas, também pode encontrar respaldo nas dietas radicais. Nesse sentido, a alimentação precisa encontrar equilíbrio para manter a saúde física e mental em harmonia. Deste modo, priorize pratos variados e com predominância de comidas de verde, com menos industrializados.

Desejos na gravidez

É comum a mulher grávida apresentar desejos durante a gravidez. Em sua defesa, neste momento estão em ação os hormônios prolactina e progesterona, isso somado às demandas do organismo de quem gera uma nova vida. E além disso, o fator emocional também passa a contar, deixando um grande desequilíbrio, fazendo surgir os mais intensos desejos.

Desde chocolate, até desejo comer pedras ou tijolos (talvez você já tenha ouvido a história de alguma gestante que sentiu vontade de comer flores e caso não, bom, acho que não acreditaria em como isso é comum). No entanto, é fundamental ter cuidado com esses desejos e estar sempre conversando com seu médico para lidar com eles e encontrar uma dieta balanceada.

Fatores culturais e desejos alimentares

Existem também os fatores culturais que influenciam nos desejos alimentares. Na prática, no Ocidente, por exemplo, o chocolate é muito mais desejado do que no Oriente. E além disso,  se você comer chocolate sempre que assistir a um filme com as suas amigas, o seu apetite por chocolate sempre vai aumentar quando você fizer isso. Deste modo, a publicidade também visa destacar os alimentos considerados mais saborosos, despertando o desejo das pessoas

vontade de comer alimentos específicos

Estou com muitos desejos por alimentos específicos, o que fazer?

Para responder essa pergunta, precisamos entender que os desejos recorrentes precisam ser respondidos de forma correta. Ou seja, se você pedir um chocolate, não adianta dar-lhe uma fruta. Nesse sentido, se estiver com desejo de chocolate, experimente comer um chocolate amargo com 85% ou 70% (de cacau) e, em vez de comer uma barra inteira, coma somente a metade.

E além disso, também é importante manter uma dieta balanceada. Ou seja, com gorduras mais saudáveis, proteínas e carboidratos complexos e muita água para se manter hidratado na medida certa. Deste modo, ao manter uma dieta balanceada com todos os nutrientes que você precisa, ajudará a cortar a vontade por doces.

Tem remédio para isso?

Infelizmente não existe nenhum remédio para lidar com esse transtorno. Por se tratar de um transtorno que lida com sistema de recompensa, os remédios que são utilizados durante o tratamento servem apenas para regular o sistema de recompensa novamente mas, pode não ser o bastante. Por isso, o ideal é ter um acompanhamento psiquiátrico, nutricional e psicológico para entender como o seu organismo está funcionando!

É possível prevenir?

Sim! No entanto, a maior prevenção é a educação alimentar. Por isso, quanto melhor for a sua alimentação e também a sua saúde mental, menores as chances de se ter um transtorno de desejos frequentes. Deste modo, tenha uma vida equilibrada em todos os níveis para não lidar com este tipo de problema em sua saúde.

Procure atendimento nutricional

De fato, a falta de vitaminas e sais minerais pode comprometer o funcionamento de todo organismo, desencadeando também o surgimento de diversas doenças. Por exemplo, anemia devido a falta de ferro. No entanto, doenças já instaladas também podem gerar essas vontades. Por isso, recomendamos que você procure atendimento nutricional com um médico de sua confiança para manter uma alimentação balanceada com tudo que você precisa! E agora que você já entendeu sobre como os desejos funcionam, fica mais fácil saber lidar com o que está acontecendo dentro de você!

Previous articleDormir com o pet: descubra as vantagens e as desvantagens
Next articleComo nosso corpo reage a altas temperaturas?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here