Home NOTÍCIAS Ciência explica a importância dos relacionamentos A importância das...

Ciência explica a importância dos relacionamentos

A importância das relações tornou-se um tema explorado pela ciência. Ela estuda qual é o impacto desse fator para vivermos mais felizes.

101
0
importância das relações
importância das relações

A importância dos relacionamentos no mundo real virou um tema explorado pela ciência. Afinal, ela estuda qual é o impacto desse fator para vivermos mais felizes e até mesmo por muito mais tempo. Neste artigo, você verá o parecer dos cientistas sobre o tema. Além disso, aprenderá dicas para levar uma vida mais leve.

A proximidade e a criação de laços sociais é um dos princípios para experimentar a verdadeira felicidade. Há algum tempo, esse discurso era limitado à autoajuda. Entretanto, áreas que eram mais céticas da ciências passaram a estudar o assunto e descobriram a sua importância para a vida do ser humano.

O que a ciência diz sobre a importância dos relacionamentos no mundo real

É certo que, há algum tempo, os cientistas estudam a receita para sermos felizes. Dentre as suas conclusões está a importância de vínculos estáveis e fortes. Segundo pesquisadores norte-americanos, o ser humano é um ser social. Dessa maneira, ter relacionamentos fortes contribui para uma vida mais feliz. Contudo, a boa notícia não para por aí.

Afinal, esses laços melhoram a nossa saúde e ainda faz com que vivamos por mais tempo. Os dados de um estudo feito por uma companhia telefônica, em parceria com uma universidade norte-americana revelou que, no Brasil, a importância dos relacionamentos no mundo real é ainda mais notável. Afinal, estamos dentre os povos mais sociáveis do planeta.

A importância da criação de vínculos sociais para os brasileiros 

Conforme o estudo, passamos nos níveis médios de socialização. Para comprovar, alguns dados do estudo mostram claramente a verdade dessa afirmação. Por exemplo, 81 pessoas nascidas na Espanha a cada 100 entrevistados consideram importante a criação de laços com outras pessoas.

Da mesma maneira, dentre os participantes de outras regiões América Latina, 75 a cada 100 consideram que os vínculos são fundamentais. Em contrapartida, dentre os brasileiros, 85 a cada 100 veem a importância dos relacionamentos no mundo real como algo primordial. Contudo, isso não significa que não sejamos pessoas seletivas. Afinal, dos participantes do país, 83 a cada 100, acredita selecionar a dedo aqueles que fazem parte do seu grupo de amizades.

Afinal, por mais que estejamos sempre cercados de colegas, nem todas essas pessoas são consideradas como amizades verdadeiras. De acordo com o estudo, a maior parte dos participantes afirmou que conta somente três ou quatro relacionamentos verdadeiros. Essas conclusões nos levam a refletir sobre a importância dos relacionamentos no mundo real e sobre a forma como vivemos as nossas vidas. Afinal, a rotina agitada faz com que deixemos os nossos relacionamentos em segundo plano.

Contudo, não há motivos para se preocupar. Afinal, neste artigo reunimos uma série de lições e estratégias para ajudá-lo a melhorar a qualidade das suas amizades e de outros vínculos com pessoas que são importantes para você. Então, continue a leitura e prepare-se para muito aprendizado no próximo tópico!

Dicas para elevar a importância dos relacionamentos no mundo real e ter mais qualidade de vida

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o fortalecimento dos vínculos. Afinal, nem todos que são próximos são amigos. Por isso, identifique as pessoas que significam mais para você. Então, por meio de atitudes simples, tente demonstrar essa importância. Desse modo, procure cultivar esses relacionamentos, seja doando um pouco mais do seu tempo ou criando outras estratégias para estreitar o vínculo.

Você sabia que a sua presença também melhora muito a qualidade dos seus relacionamentos? De acordo com o mesmo estudo que citamos anteriormente, no Brasil, 79 a cada 100 entrevistados afirmam que preferem se encontrar presencialmente. Essa resposta mostra o quanto passamos a valorizar a presença e vemos a importância dos relacionamentos no mundo real. Ainda mais depois de tempos de isolamento. Desse modo, sempre que possível, reserve momentos para passar ao lado dos seus entes queridos e dos seus amigos.

Além disso, viver uma vida mais saudável também ajuda a ser mais feliz e a ter mais qualidade de vida. Por exemplo, comer bem, fazer caminhada ou qualquer atividade física podem ser costumes decisivos para uma vida mais leve. Esses costumes podem começar aos poucos. Assim, com pequenos passos diários você poderá revolucionar o seu modo de viver.

E, dessa maneira, estará pronto para interagir com as pessoas com a mente mais saudável e positiva. É certo que nem todos os dias serão leves e que, muitas vezes, o trabalho poderá “atropelar” os nossos momentos de ir para a academia, por exemplo. Contudo, o segredo é nos respeitarmos sem nos cobrarmos ou ultrapassarmos os nossos limites.

importância dos relacionamentos

As redes sociais e a qualidade dos nossos vínculos

Hoje, temos diversos recursos quando se trata do mundo virtual. Contudo, uma única rede social quando visitada em excesso pode tirar o seu foco da importância dos relacionamentos no mundo real. De acordo com os entrevistados, 65 pessoas a cada 100 afirmam que para cultivar seus relacionamentos é fundamental que deixemos o mundo virtual de lado durante algum tempo.

Para essas pessoas, essa é a única maneira de estarmos realmente envolvidos em momentos que passamos com nossa família ou com os amigos. É certo que a tentação de checar o celular a cada minuto é grande. Por isso, se for preciso, desligue o seu smartphone. Entretanto, se essa atitude for muito radical para você, desative as notificações das redes sociais.

Esse será o momento para aproveitar: usar o celular para ouvir suas playlists preferidas, para abrir o seu jogo preferido ou até mesmo para assistir àquele filme que anda fazendo sucesso. O segredo é praticar essa desconexão para enxergar a importância dos relacionamentos no mundo real. Além de, é claro, passar momentos sozinho para relaxar e reabastecer as suas energias. Por fim, o mundo virtual também tem um lado bom.

Desse modo, ele pode ser usado para fortalecer o seu vínculo com outras pessoas que estão fisicamente distantes de você. Assim, as tecnologias passam a agregar um papel fundamental para nos sentirmos mais próximos das pessoas que estão longe, mas que são importantes para nós. Logo, use os aplicativos de mensagens e conversas por vídeo para reforçar o vínculo com quem mais agrega para a sua vida.

Previous articlePIB dos EUA encolhe e avista recessão técnica
Next articleAs emoções e a passagem do tempo: como estão relacionadas?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here